Olá a todos!
É um prazer estar aqui com todos vocês. Aproveitamos a ocasião para contá-los sobre o nosso novo projeto: o folhetim Cinescópio, um veículo impresso onde possamos circular nosso amor pela sétima arte e pela produção crítico-criativa.
Não, não é nada muito cabeludo. A ideia é simples: é pensar a crítica cinematográfica como um experimento de fomento às perspectivas do olhar, naquilo que as imagens fílmicas conseguem acender: prazeres, desprazeres e encantamentos diversos. Passado o filme, o que resta, afinal? O tempo da saudade e da imaginação; o tempo fotográfico fixador do instante; o tempo do que se quer defender. Vamos então pensar o lugar do cinema a partir dos afetos? É um exercício crítico poderoso, acreditem!
Acenamos a quem possa compartilhar encantamentos com as imagens fílmicas, escrevendo para o endereço: cineclubelumiar@gmail.com. Vamos ter o maior prazer em acolher o texto, tentando adaptá-lo à diminuta janela do folhetim. E como encaramos a crítica tal qual um convite ou prefácio, melhor ainda seria se apresentasse o filme em nossa sala dos sonhos. Estamos abertos também a sugestões. Boa leitura.
(Equipe do Cineclube Lumiar)